quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Atualizando o modelo do Blogger

O Blogger é um dos sistemas de publicação blogs mais utilizados do mundo virtual, juntamente com o Wordpress. No dia 17 de fevereiro de 2003, a Google comprou o Blogger, criado por Pyra Labs e incluiu vários aplicativos e serviços gratuitos, que até então eram pagos.

Hoje, a Google, após constantes atualizações e vendo o constante crescimento de blogueiros no mundo, deu um pouco mais de atenção ao serviço e inclui diversas funcionalidades cada vez mais interessantes.


Até alguns anos, para que pudéssemos modificar a aparência do blog, tínhamos apenas duas opções. Possui bom conhecimento de programação HTML, CSS e Javascript ou utilizar os modelos oferecidos pelo Blogger.

Hoje, o Blogger possui um sistema avançado de layout que permite em diversos casos que o usuário não necessite obter nenhum conhecimento em programação web, o que aumenta o número de blogueiros que cumprem os objetivos iniciais da criação do seriço "blog", que são utilizados para que o "blogueiro" deixe seus pensamentos ou opiniões sobre determinados assuntos ou notícias.

Se você possui um blog e ainda utiliza a versão antiga do Blogger, é uma boa chance para mudar para a nova versão, que inclui muitos serviços e facilidades para postar e deixá-lo mais visualmente agradável.

Faça assim:

1 - Acesse o painel do seu blog com login e senha.
2 - Vendo o seu blog no painel, clique em "Modelo".
3 - Para a sua segurança, copie todo o código existente dentro do campo HTML e cole no Word. Salve caso necessite utilizar mais adiante.
4 - Clique na aba "Personalizar Design". Aparecerá a mensagem: "Crie um visual completamente novo para o seu blog!". Clique em "Atualize o modelo do seu blog".
5 - Na próxima etapa, você deverá escolher um modelo que adapte-se à sua necessidade visual e disposição dos elementos (colunas, etc..).
6 - Selecione o desejado e clique em "Salvar Modelo".
7 - Pronto! Agora você irá visualizar um dos melhores recursos do blog, os elementos de página.

:::: Elementos de página ::::
Os elementos de página são os campos que irão aparecer na sua página.

A janela elementos de página é composta basicamente por 5 itens. Clicando em "Editar", podemos configurar o elemento e "Adicionar um Gadget" podemos incluir um elemento.

1 - Navbar - A Navbar é a barra superior do Blogger, que mostra se você está logado e é uma opção rápida para edição da postagem e do layout do Blogger. Para ocultar a Navbar clique aqui.
2 - Cabeçalho - É o título do blog. Geralmente, colocamos uma imagem com o nome do blog, uma descrição e alguma arte, como eu fiz aqui no blog do Palito.
3 - Postagem do blog. Neste elemento podemos alterar as configurações dos campos da postagem, como "data, marcadores, postado por..., hora, etc..". Clique aqui para saber mais...
4 - Coluna - É a coluna da página. Alguns templates possuem mais de uma coluna.
5 - Rodapé - É o elemento de página que fica sempre abaixo da postagem. Veja o exemplo aqui no meu blog.

::::: Templates :::::
Os templates são layouts das páginas do blog. Alguns templates possuem uma, duas ou três colunas. Algumas a direita, ou à esquerda, ou uma a cada lado da postagem como neste blog.
Abaixo listo alguns links de modelos de template para baixar gratuitamente.
Template de 2 colunas
Template de 3 colunas
((•)) NÃO SABE LER? CLICA AQUI USHUSHU

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Related Posts with Thumbnails